Clipping de Relações Internacionais

Coreias se reúnem para tratar de polêmico complexo turístico

Posted in Ásia & Oceania, Paz & Conflito by Nejme Joma on 13/07/2011

Seul, 13 jul (EFE).

Representantes das duas Coreias se reuniram nesta quarta-feira para tentar resolver sua disputa sobre as propriedades sul-coreanas no complexo turístico conjunto de Kumgang, em território norte-coreano, informou a agência local “Yonhap”.

O encontro, que durou uma hora, aconteceu depois que na semana passada Pyongyang ameaçou tomar posse dos ativos sul-coreanos no projeto conjunto, segundo uma fonte oficial citada pela “Yonhap”.

Situado no Monte Kumgang, o complexo conta com hotéis, restaurantes, um campo de golfe e outras instalações, de propriedade sul-coreana, avaliados em US$ 278 milhões.

O centro turístico foi inaugurado em 1998 com capital sul-coreano em um período de bom entendimento entre as duas Coreias, e representou uma importante fonte de divisas para o regime de Kim Jong-il até 2008.

No ano em questão, Seul decidiu fechá-lo após a morte de uma turista sul-coreana pelos disparos de um militar norte-coreano, e por enquanto ainda não reiniciou suas atividades, já que acredita que não há suficientes garantias de segurança.

Pyongyang, que sustenta que já tomou as medidas necessárias para que o incidente não se repita, deu um ultimato à Coreia do Sul na semana passada e advertiu que ficaria com as instalações se Seul não enviasse uma delegação esta semana.

Por enquanto, se desconhece o resultado do encontro desta quarta, que contou com a participação de uma dezena de autoridades e empresários sul-coreanos e que ocorre em período no qual as relações entre Norte e Sul estão especialmente desgastadas.

A tensão entre as duas nações chegou ao seu ponto máximo após o afundamento, em março do ano passado, da corveta sul-coreana “Cheonan”, quando 46 tripulantes morreram, além do ataque, em novembro, à ilha fronteiriça sul-coreana de Yeonpyeong, no qual morreram dois militares e dois civis. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/coreias-se-re%C3%BAnem-tratar-pol%C3%AAmico-complexo-tur%C3%ADstico-082203659.html;_ylt=AoxFZFbM9w.PZe1jKzuhVhkIs8B_;_ylu=X3oDMTM3aG83ajZqBHBrZwNkZWU1NmUyMC0xZWJlLTMyZTYtYWFiMi1lM2FkOTY5OTBhZWYEcG9zAzkEc2VjA1RvcFN0b3J5IEZQBHZlcgMzMDI3NDgyMC1hZDI5LTExZTAtYWI2Yi1kN2MyZjcxMzExODc-;_ylg=X3oDMTFsdXAydjhqBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANpbsOtY2lvBHB0A3NlY3Rpb25z;_ylv=3

Comentários desativados em Coreias se reúnem para tratar de polêmico complexo turístico

%d blogueiros gostam disto: