Clipping de Relações Internacionais

Presidente da Argentina mantém indefinição sobre sua reeleição

Posted in Américas, Sistemas Políticos by Emilia C. de Paula on 30/05/2011

BUENOS AIRES – Reuters – 30/05/11.

A presidente argentina, Cristina Kirchner, vai esperar até o último minuto para deixar claro se vai ser candidata à reeleição, disse na segunda-feira um assessor de alto escalão.

A líder de centro-esquerda vem dando poucas pistas quanto a seu futuro político, apesar de as pesquisas de opinião a terem apontado como favorita.

“É uma decisão que ela quase certamente tomará na última hora”, disse em entrevista à televisão local seu chefe de gabinete, Aníbal Fernandez. “As listas de candidatos serão decididas no último minuto da hora final do dia final.”

Os partidos políticos argentinos têm até 25 de junho para apresentar seus candidatos às eleições gerais marcadas para 23 de outubro.

Sofrendo de pressão baixa e ainda chorando a morte de seu marido e predecessor, Néstor Kirchner, que faleceu há sete meses, Cristina tem feito pouco para dissipar a incerteza em torno de sua possível candidatura à reeleição.

As especulações se intensificaram no início deste mês, quando ela disse em discurso que “não estava morrendo de vontade” de permanecer no poder. Mas a previsão generalizada de analistas políticos é de que ela se candidate.

Seu governo tem sido criticado por investidores por suas políticas intervencionistas. Mas a economia está tendo crescimento robusto, apesar da inflação alta.

De acordo com uma pesquisa recente, o índice de aprovação de Cristina é de aproximadamente 50 por cento. Ela está 20 pontos percentuais à frente de seu rival mais próximo, o candidato do partido oposicionista Radical, Ricardo Alfonsín, segundo as pesquisas de opinião.

(Reportagem de Alejandro Lifschitz)

Disponível em:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE74T0HR20110530

Comentários desativados em Presidente da Argentina mantém indefinição sobre sua reeleição

%d blogueiros gostam disto: