Clipping de Relações Internacionais

ONU inicia estudo sobre crise nuclear no Japão

Posted in Ásia & Oceania, Organizações Internacionais & Regionais by Emilia C. de Paula on 20/05/2011

NAÇÕES UNIDAS – Reuters- 20/05/11.

A Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou nesta sexta-feira um estudo sobre os impactos na segurança e saúde causados pelo acidente na usina nuclear japonesa de Fukushima, que foi atingida por um terremoto e tsunami em março.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, disse que a entidade vai criar “um estudo sobre as implicações do acidente em Fukushima” e apresentar as descobertas em uma reunião sobre a crise nuclear que acontecerá durante o encontro anual da Assembleia Geral da ONU, em setembro.

O relatório “vai analisar várias áreas, incluindo meio ambiente, saúde, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e a ligação entre a segurança nuclear e confiabilidade nuclear”, disse Ban em comunicado.

“Serão apresentadas também visões sobre como melhorar a preparação para risco de desastres”, disse. “Ao produzir esse estudo, a minha intenção está em salientar a necessidade de reforçar a capacidade de organizações internacionais relevantes, em particular a AIEA, em reconhecer o seu papel central.”

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukio Amano, disse na quinta-feira que a crise nuclear no Japão segue muito séria mesmo depois de mostrar alguns sinais de progresso.

A AIEA, a Organização Mundial de Saúde, e o Programa Mundial de Alimentos estão entre as agências da ONU que serão responsáveis pelo estudo.

O terremoto e tsunami no Japão em março foram responsáveis pelo acidente na usina nuclear Fukushima Daiichi, desencadeando a pior crise nuclear no mundo em 25 anos e levantando dúvidas sobre o futuro da energia nuclear, ao mesmo tempo em que aumenta o medo do público sobre os riscos de usinas nucleares.

(Reportagem de Louis Charbonneau)

Disponível em:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE74J0NX20110520

Comentários desativados em ONU inicia estudo sobre crise nuclear no Japão

%d blogueiros gostam disto: