Clipping de Relações Internacionais

ONU envelheceu e reformá-la não é capricho do Brasil, diz Dilma

Posted in Américas, Política & Política Externa, Regiões by gleika on 20/04/2011

Reuters – 20/04/2011

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU) não é “capricho” do Brasil e que a entidade “envelheceu”.

“Fica patente do ponto de vista da segurança, a ONU também envelheceu”, discursou a presidente na formatura de novos diplomatas no Itamaraty, em Brasília. “A reforma da ONU não é, portanto, um capricho do Brasil.”

A reformulação do Conselho de Segurança é uma das bandeiras da diplomacia brasileira, que defende a ampliação do grupo de membros permanentes e que possui direito a veto nas votações.

Para a presidente, a “onda de democracia” no norte da África e em países árabes apenas comprova a necessidade de reforma da ONU.

Em um discurso que destacou pontos da política externa de seu governo, Dilma citou também a maior participação de países emergentes em organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, e defendeu um sistema “multipolar”.

“As instituições internacionais de outrora se tornaram obsoletas… Há que reformar esta governança e dar a ela a representação que os países emergentes têm hoje no cenário internacional”, declarou.

A questão dos direitos humanos, outra bandeira de Dilma, também foi citada pela presidente, que orientou os novos diplomatas a defendê-los “em todas as instâncias internacionais, sem concessões, discriminações ou seletividade”.

Acesso em: 20/04/2011

Disponível em:
http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE73J0E520110420

Comentários desativados em ONU envelheceu e reformá-la não é capricho do Brasil, diz Dilma

%d blogueiros gostam disto: