Clipping de Relações Internacionais

Quantidade de armas apreendidas no Brasil se aproxima do arsenal da Polícia

Posted in Américas, Segurança Nacional & Defesa by Emilia C. de Paula on 18/04/2011

Brasil – EFE – 18/04/11.

As autoridades brasileiras têm armazenado um arsenal de 752.934 armas apreendidas em crimes e ações violentas, número que quase se equipara à quantidade de armas em poder das forças de segurança, segundo um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgado nesta segunda-feira.

De acordo com o estudo, divulgado pelo site “G1”, um total de 552 mil armas, dado que corresponde a 73% do arsenal armazenado, se encontra em Tribunais de Justiça e no depósito da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos da Polícia Civil (Dfae) do estado do Rio de Janeiro.

“Todas as armas envolvidas em ações são mantidas no depósito do Dfae até o fim do processo, pois são provas de crime”, informou a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), citada pelo “G1”.

O arsenal se aproxima da quantidade de armas em poder dos diferentes órgãos de Polícia (Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Força Nacional), que se situa em 766,1 mil unidades, segundo um estudo elaborado em 2010 pelo Ministério da Justiça e pela ONG Viva Rio.

O conselheiro do CNJ Felipe Locke Cavalcanti se mostrou surpreso diante da quantidade de armas apreendidas. “Quando começamos o cadastro de bens apreendidos, no final do ano passado, sabíamos que o número de armas era grande, mas não tínhamos ideia que era tanto”, indicou.

Ele admitiu ainda que as dependências da Justiça não estão preparadas para armazenar armas e pediu a destruição no prazo mais breve possível. EFE

Disponível em:

http://br.noticias.yahoo.com/quantidade-armas-apreendidas-brasil-se-aproxima-arsenal-pol%C3%ADcia-20110418-160908-452.html

Comentários desativados em Quantidade de armas apreendidas no Brasil se aproxima do arsenal da Polícia

%d blogueiros gostam disto: