Clipping de Relações Internacionais

Hillary rejeita carta de Gaddafi e exige retirada de suas forças

Posted in África, Paz & Conflito by Nejme Joma on 07/04/2011

WASHINGTON (Reuters)

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, rejeitou um apelo pessoal de Muammar Gaddafi ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmando que o líder líbio deve impor um cessar-fogo, ordenar a retirada de suas forças e optar pelo exílio.

A Casa Branca confirmou que Gaddafi escreveu uma carta para Obama, mas não disse nada sobre seu conteúdo. O fato foi reportado inicialmente pela Associated Press, segundo a qual Gaddafi pediu a Obama por um cessar-fogo em uma mensagem desconexa de três páginas.

“Quanto à carta à qual você se refere, acho que o senhor Gaddafi sabe o que deve fazer”, afirmou Hillary em uma coletiva de imprensa com o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini.

“É preciso que haja um cessar-fogo, que suas forças se retirem das cidades tomadas à força com grande violência e à custa de vidas humanas. É preciso haver uma decisão sobre sua saída do poder e… sua saída da Líbia”, disse Hillary a jornalistas.

“Não acho que exista algum mistério sobre o que se espera do senhor Gaddafi neste momento”, acrescentou. “Quanto mais rápido ocorrer, e o derrame de sangue acabar, melhor será para todos”.

Hillary também defendeu a performance de forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que estão realizando ataques aéreos para defender uma zona de exclusão aérea e proteger civis dos ataques de forças de Gaddafi em uma guerra civil entre o líder norte-africano e forças de oposição.

Disponível em: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE7350TE20110406

Tagged with: , , , ,

Comentários desativados em Hillary rejeita carta de Gaddafi e exige retirada de suas forças

%d blogueiros gostam disto: