Clipping de Relações Internacionais

Câmara aprova triplicar repasse a Paraguai por energia de Itaipu

Posted in Américas, Economia, Comércio & Finanças by Nejme Joma on 07/04/2011

BRASÍLIA (Reuters)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou no final da noite de quarta-feira o Projeto de Decreto Legislativo que autoriza o governo a aumentar de cerca de 120 milhões de dólares para 360 milhões de dólares anuais o montante que o Brasil paga pela energia de Itaipu não utilizada pelo Paraguai.
O acordo para aumentar os pagamentos aos paraguaios foi fechado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

De acordo com o relator da matéria na Casa, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), o reajuste não vai pesar sobre as tarifas dos consumidores brasileiros, será absorvido pelo Tesouro Nacional.

“Em 2010, a Itaipu Binacional pagou 2 bilhões de dólares ao Tesouro Nacional e será desse pagamento que sairá o aumento dos repasses”, disse o parlamentar, segundo informações da Agência Câmara.

Há anos o Paraguai reivindica mais recursos da usina binacional de Itaipu, que é compartilhada pelos dois países. Cada um tem direito a 50 por cento da energia da hidrelétrica. Mas como o Paraguai não utiliza toda a energia que lhe cabe, vende o que sobra ao Brasil.

O texto agora segue para o Senado. Já há acordo para que a relatoria fique com a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que já foi diretora da usina.

A hidrelétrica binacional de Itaipu, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, tem potência de 14 mil megawatts (MW). É a segunda maior usina desse tipo no mundo, atrás apenas da usina de Três Gargantas, na China, que tem capacidade para 22,5 mil MW.

(Reportagem de Leonardo Goy)

Disponível em:http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE73601G20110407

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Câmara aprova triplicar repasse a Paraguai por energia de Itaipu

%d blogueiros gostam disto: