Clipping de Relações Internacionais

Presidente do Cazaquistão deve ser reeleito com facilidade

Posted in Ásia & Oceania, Sistemas Políticos by Emilia C. de Paula on 03/04/2011

ASTANA – Reuters – 03/04/11.

O veterano presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, parece estar a caminho de ganhar mais cinco anos à frente de seu Estado rico em petróleo, na Ásia Central, nas eleições antecipadas do domingo, sem nenhuma oposição às suas duas décadas no poder.

Praticamente não se escuta o eco das revoluções populares no mundo árabe na nação predominantemente muçulmana, onde Nazarbayev é popular por fazer da estabilidade o seu principal objetivo, supervisionando reformas de mercado e atraindo mais de 120 bilhões de dólares em investimentos estrangeiros. Ele até garantiu o voto de um candidato rival.

Mas ele está sendo desafiado por críticos no país e no exterior por seus métodos autoritários. Nazarbayev, de 70 anos, governa o Cazaquistão desde os tempos soviéticos, tolerando pouco a dissidência.

O Cazaquistão nunca realizou uma eleição considerada livre e justa pelos observadores internacionais. Nazarbayev convocou a eleição de domingo quase dois anos antes do fim do seu mandato, rejeitando um plano de fazer um referendo para estender o seu reinado de forma incontestável até 2020.

Os padrões de vida no Cazaquistão são mais altos do que no resto da Ásia Central, uma região instável que faz fronteira com o Afeganistão, afetado pela pobreza, tensões étnicas, islamismo radical e tráfico de drogas.

“Juntos, vamos votar pela estabilidade na nossa sociedade, pela amizade na nossa nação de múltiplas etnias, pelo nosso futuro e pelo futuro dos nossos filhos”, Nazarbayev disse depois de votar na biblioteca nacional, na capital Astana.

Nas eleições anteriores, em 2005, Nazarbayev foi reeleito com uma maioria de 91,15 por cento.

Os primeiros resultados oficiais são esperados para a segunda-feira.

(Reportagem adicional de Olga Orininskaya e Maria Gordeyeva, em Almaty; de Raushan Nurshayeva, em Astana; e de Vladimir Pirogov, em Kordai)

Disponível em:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE73204620110403

Comentários desativados em Presidente do Cazaquistão deve ser reeleito com facilidade

%d blogueiros gostam disto: