Clipping de Relações Internacionais

Ajudar vizinhos ‘não tem preço’, diz Garcia

Posted in Américas, Integração Regional, Regiões by Rodrigo Felismino on 30/03/2011

Valor Econômico – 30/03/2011

A boa relação do Brasil com os países vizinhos “não tem preço”, disse ontem o assessor internacional do Palácio do Planalto, Marco Aurélio Garcia, ao justificar o reajuste que triplica o preço que Brasília pagará ao Paraguai pelo consumo de excedente de energia produzida pela hidrelétrica de Itaipu.

O reajuste será votado hoje na Câmara dos Deputados, com base no contrato assinado em junho de 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o preço pago ao Paraguai indo de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões.

Garcia negou que haja pressões do governo paraguaio para aumentar os valores. Disse que esteve há três dias em Assunção, onde discutiu o contrato conforme o acertado pelo governo Lula. Indagado sobre o risco de os deputados brasileiros resistirem à aprovação do acordo, Garcia contou que conversou com todos os lideres do governo e da oposição expondo a posição do governo Dilma Rousseff.

“Esse reajuste não é exclusivamente de natureza econômica, como Itaipu nunca foi só econômico, pois se fosse assim o Brasil teria feito Itaipu sozinho”, disse. “Itaipu teve significação geopolítica. Hoje, a geopolítica de Itaipu não é a autoritária de décadas atrás, é a geopolítica democrática, pois queremos ter boas relações com os vizinhos.”

Para o governo Dilma, remunerar bem o Paraguai é importante e “vai ajudar na nossa relação”. Garcia observou que hoje há um movimento de investimentos brasileiros em direção ao Paraguai. “A questão fundamental é se queremos em nossa vizinhança países pobres, instáveis socialmente, ou se queremos ter países em desenvolvimento.” Lembrou que quando Portugal, Espanha e Grécia entraram no mercado comum europeu foram feitas grandes concessões para os três países. Quando um repórter retrucou que na verdade a Alemanha faz alegações contra até hoje, Garcia ironizou: “É por isso que a Alemanha é adorada aqui na Europa.” Para ele, “ajudar os vizinhos não tem preço, como diz a uma certa propaganda”.

Disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/3/30/ajudar-vizinhos-nao-tem-preco-diz-garcia. Acesso em 30/03/2011.

Comentários desativados em Ajudar vizinhos ‘não tem preço’, diz Garcia

%d blogueiros gostam disto: