Clipping de Relações Internacionais

ONU investigará violações dos direitos humanos na Costa do Marfim

Posted in África, Direitos Humanos by Nejme Joma on 25/03/2011

Costa do Marfim – AFP

O Conselho de Direitos Humanos da ONU decidiu nesta sexta-feira criar uma comissão de investigação internacional independente sobre os graves abusos cometidos desde as eleições presidenciais de novembro de 2010 na Costa do Marfim.

Uma resolução neste sentido, produto da iniciativa do grupo de países africanos, foi aprovada por consenso dos 47 membros do Conselho no último dia de sua 16ª sessão.

O documento pede a criação de uma comissão de investigação internacional e independente, “nomeada pelo presidente do conselho para fazer investigações sobre os fatos e as circunstâncias relacionadas às alegações de sérios abusos e violações dos direitos humanos cometidos na Costa do Marfim depois da eleição presidencial de 28 de novembro”.

Um milhão de pessoas podem ter sido obrigadas a abandonar suas casas na Costa do Marfim em consequência da violência e pelo temor de uma guerra civil, anunciou o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

“Há uma escalada da insegurança em Abidjan e na Costa do Marfim. Observamos um aumento dos deslocamentos na capital”, disse Melissa Fleming, porta-voz do Acnur.

“Segundo algumas estimativas apenas em Abidjan podem ser um milhão de deslocados”, completou Fleming.

“Os deslocamentos em massa em Abidjan e em outros lugares são provocados pelo temor de uma guerra civil”, disse a porta-voz.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/onu-investigará-violações-dos-direitos-humanos-costa-marfim-20110325-061033-463.html.

Tagged with: , ,

Comentários desativados em ONU investigará violações dos direitos humanos na Costa do Marfim

%d blogueiros gostam disto: