Clipping de Relações Internacionais

Líbia anuncia cessar-fogo.

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito, Regiões by gleika on 18/03/2011

Líbia -Estadão – 18/03/2011

O ministro das Relações Exteriores da Líbia, Musa Kusa, anunciou nesta sexta-feira, 18, cessar-fogo e a interrupção de todas as operações militares no país. Segundo Kusa, a medida foi tomada como forma de proteger a população civil da Líbia.

“A Líbia agora tem o conhecimento desta resolução, e de acordo com o artigo 25 da Carta das Nações Unidas, e levando em consideração que a Líbia é um membro plena da ONU, nós aceitamos que é nossa obrigação aceitar a resolução do Conselho de Segurança”, disse o ministro em um discurso transmito pela televisão líbia. “Dessa maneira, a Líbia decidiu um cessar-fogo imediato, e a interrupção de todas as operações militares”.

Segundo Kusa, a medida foi tomada pois o país tem grande interesse em proteger todos os civis, e que eles tenham todo o acesso necessário a ajuda humanitária. “Nós enfatizamos e concordamos com o artigo (da resolução 1973 do Conselho de Segurança) que fala sobre proteção dos civis e da unidade territorial da Líbia”, disse o ministro, que também reiterou o comprometimento do governo em respeitar os direitos humanos e leis humanitárias e internacionais.

O ministro finalizou seu discurso dizendo que a Líbia está aberta para diálogo. “O Estado da Líbia encoraja a abertura de todos os canais de diálogo com qualquer um interessado no território Líbio. Queremos propor uma nova resolução para o Conselho de Segurança”.

Ontem, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução 1973, com dez votos a favor e cinco abstenções – Alemanha, Índia, China, Rússia e Brasil. O texto aprovado que autoriza a aplicação de uma zona de exclusão aérea de forma imediata e qualquer medida adicional – menos uma incursão terrestre – para impedir ataques que possam resultar na morte de civis.

A intervenção militar autorizada pela ONU contra as forças de Kadafi já estava sendo preparada e deveria começar a qualquer desta sexta-feira, segundo declarou o porta-voz do governo francês, François Baroin, em entrevista à rede RTL. Além da França, o Reino Unido, a Noruega, a Suécia e a Dinamarca já haviam anunciado participação na operação. A Itália colocou à disposição suas bases militares no Mediterrâneo.

Acesso em: 18/03/2011

Disponível em:
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,libia-anuncia-cessar-fogo,693697,0.htm

Comentários desativados em Líbia anuncia cessar-fogo.

%d blogueiros gostam disto: