Clipping de Relações Internacionais

Líbia lutará contra zona de exclusão aérea, diz Gaddafi

Posted in África, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 09/03/2011

ISTAMBUL (Reuters)

 O povo líbio lutará contra as potências do Ocidente se elas tentarem impor uma zona de exclusão do espaço aéreo da Líbia, disse Muammar Gaddafi, nesta quarta-feira.

A Grã-Bretanha e os Estados Unidos discutiram uma zona de exclusão do espaço aéreo com apoio internacional, caso Gaddafi se recuse a renunciar após a revolta popular que irrompeu em meados de fevereiro.

 “Se eles tomarem tal decisão será útil para a Líbia, porque o povo líbio verá a verdade, que o que eles querem é controlar a Líbia e roubar nosso petróleo”, disse Gaddafi em entrevista transmitida pelo canal de notícias estatal da Turquia TRT.

 “O povo líbio vai se preparar para lutar contra eles”, disse Gaddafi. A entrevista foi realizada em árabe, com legendas em turco.

 O presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro britânico, David Dameron, concordaram durante uma conversa telefônica em “seguir adiante com o planejamento, incluindo a Otan, para todo o espectro de respostas possíveis, incluindo a vigilância, assistência humanitária, a imposição de um embargo de armas, e uma zona de exclusão aérea”.

 A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, deixou claro que Washington acredita que qualquer decisão para impor uma zona de exclusão aérea sobre o país seria um assunto da Organização das Nações Unidas (ONU) e não uma iniciativa liderada pelos EUA.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/110309/mundo/mundo_libia_exclusaoaerea_gaddafi

Comentários desativados em Líbia lutará contra zona de exclusão aérea, diz Gaddafi

%d blogueiros gostam disto: