Clipping de Relações Internacionais

Bancos de Gaza fecham em protesto por confisco feito pelo Hamas

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 03/03/2011

GAZA (Reuters)

 Bancos da Faixa de Gaza fecharam nesta quinta-feira em protesto contra o confisco de 250 mil dólares pelo grupo islâmico Hamas, que controla o território e está envolvido em uma disputa com a Autoridade Palestina, no poder na Cisjordânia.

Uma fonte bancária disse que a polícia do Hamas foi na quarta-feira ao Banco Palestino de Investimentos e exigiu o dinheiro da conta em nome do Fundo Palestino de Investimentos, mantido pela Autoridade Palestina. O Hamas alega que o dinheiro havia sido ilegalmente transferido para fora da Faixa de Gaza.

 O Fundo Palestino de Investimento afirmou que os saques foram legítimos.

 Segundo a fonte bancária que falou à Reuters, a polícia do Hamas “disse que, se não recebessem o dinheiro, eles o levariam à força”. A fonte relatou também que, após várias horas de discussão, os policiais saíram do banco com sacos repletos de shekels israelenses, num valor equivalente a 250 mil dólares.

 “Todos os bancos fecharam suas portas hoje para protestar contra o ataque do Hamas ao Banco Palestino de Investimentos”, disse a fonte, que pediu anonimato.

 Na Cisjordânia, uma fonte da Autoridade Monetária Palestina, responsável pela atividade bancária em Gaza e na Cisjordânia, afirmou que a polícia do Hamas cometeu “roubo armado”. Em nota, a autoridade monetária exigiu a devolução do dinheiro.

 (Reportagem de Nidal al-Mughrabi)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/110303/mundo/mundo_ormed_gaza_bancos

Tagged with: , , , ,

Comentários desativados em Bancos de Gaza fecham em protesto por confisco feito pelo Hamas

%d blogueiros gostam disto: