Clipping de Relações Internacionais

Bin Laden é contra ataque a civis, diz número 2 da rede Al Qaeda

Posted in Oriente Médio, Social & Questões Culturais by Lucas S. on 25/02/2011

Reuters – 24/02/11

O chefe da rede Al Qaeda, Osama bin Laden, pediu a seu vice para lembrar os militantes islâmicos que devem evitar ataques contra alvos civis, afirmou o número 2 do grupo em mensagem publicada na Internet na quinta-feira.

“Há certas operações atribuídas, justa ou falsamente, aos militantes, em que muçulmanos são atacados em suas mesquitas, mercados ou reuniões … eu e os meus irmãos na Al Qaeda nos distanciamos de tais operações e as condenamos”, disse Ayman al-Zawahri em mensagem de áudio.

O líder taliban Mullah Omar, Bin Laden e outros militantes já assumiram posições semelhantes antes, disse Zawahri, mas acrescentou que Bin Laden quis destacar isso novamente.

“O xeique Osama bin Laden … me atribuiu novamente a tarefa de reiterar esse assunto. Portanto, exorto os militantes a considerar as regras da sharia (lei islâmica) e os interesses dos muçulmanos antes de efetuar qualquer operação”, disse.

Os militantes devem abster-se de ataques indiscriminados contra “muçulmanos ou não muçulmanos”, disse Zawahri, sem referência a qualquer ataque específico.

A autenticidade da gravação não pôde ser confirmada de forma independente, mas a mensagem foi publicada em sites islâmicos normalmente usados pelos apoiadores da Al Qaeda, e a voz parecia ser mesmo a de Zawahri.

A mensagem de Zawahri, elaborada em resposta à revolta popular em seu país natal, o Egito, trazia a data de um mês islâmico encerrado cerca de uma semana antes de o presidente Hosni Mubarak ter renunciado, em 11 de fevereiro.

Os Estados Unidos acreditam que Zawahri, vice da Al Qaeda, está escondido junto a outros líderes da rede na região montanhosa da fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

 

Acesso: 24/02/11

Disp.: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE72K37N20110225

 

Tagged with: ,

Comentários desativados em Bin Laden é contra ataque a civis, diz número 2 da rede Al Qaeda

%d blogueiros gostam disto: