Clipping de Relações Internacionais

Itália teme chegada à Europa de 300 mil imigrantes com queda de regime líbio

Posted in Europa, Globalização by Nejme Joma on 23/02/2011

Roma, 23 fev (EFE).

 O ministro de Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, teme que no caso da queda do regime líbio ocorra uma onda migratória entre 200 mil e 300 mil pessoas em direção à Europa.

Frattini fez as declarações em entrevista publicada nesta quarta-feira o jornal italiano “Corriere della Sera”, na qual assinalou que uma onda dessa magnitude seria dez vezes superior à crise registrada em 1997 com os refugiados chegados da Albânia ao litoral italiano. O titular de Exteriores indicou que se trata de estimativas baixas.

 “Na Líbia, um terço da população não é originária do país, mas subsaariana. Estamos falando de 2,5 milhões de pessoas que, no caso da queda do sistema do país, escaparão porque ficarão sem trabalho. Nem todos (virão) à Itália. Grécia está muito mais perto de Cirenaica e Benghazi”, comentou Frattini.

 Frattini falou sobre o futuro da Líbia e afirmou que não tem ideia do que pode ocorrer no país após um possível fim do regime do coronel Muammar Kadafi.

 O ministro assinalou que o problema é que parte de Kadafi não conhece nenhum outro político ou partido, por isso que, neste momento, é impossível imaginar um futuro depois dele.

 “Na Cirenaica, como se sabe, existem tribos e nós não temos ideia de quem são”, revelou o ministro, que lembrou a autoproclamação do emirado islâmico da Líbia Este.

 Com relação a isso, comentou que o que se sabe deles é que são perigosos e contam com integrantes da Al Qaeda, por isso que no fim de 2006 a Itália decidiu fechar o consulado italiano na zona. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/23022011/40/politica-italia-teme-chegada-europa-300.html

Tagged with: , ,

Comentários desativados em Itália teme chegada à Europa de 300 mil imigrantes com queda de regime líbio

%d blogueiros gostam disto: