Clipping de Relações Internacionais

Saiba mais sobre o reino do Bahrein

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 17/02/2011

RIO

 Menor país do golfo Pérsico, o Bahrein tem apenas um milhão de habitantes, mas conta com uma importância estratégica enorme. O reino cercado pela Arábia Saudita e pelo Qatar tem uma posição privilegiada que chama a atenção de potências ocidentais, de olho na zona que concentra as maiores reservas mundiais de petróleo.

Os Estados Unidos são fortes aliados e usaram suas bases para atacar o Iraque nas duas guerras no país (iniciadas em 1991 e em 2003). Os americanos também mantem no Bahrein a sede de sua V Frota da Marinha. Apesar das alianças e da riqueza vinda do petróleo, do gás e, mais recentemente, do turismo de luxo, o país enfrenta tensões.

 A maioria xiita, que representa 80% da população, é governada há mais de 200 anos pela dinastia sunita da família Al Khalifa. À frente, está o rei Khalifa Hamad bin Isa al-Khalifa, coroado em 2002. O enfrentamento entre as duas etnias está na origem dos atuais protestos no país, que já deixou seis mortos e centenas de feridos.

 Outras revoltas também já foram provocadas por questões religiosas e entre 1994 e 1999 deixaram mais de 40 mortos. Os xiitas acusam o governo de dominá-los e discriminá-los, impedindo seu acesso às riquezas do país. As reformas e a nova Constituição adotadas em 1999 não foram consideradas suficientes.

 Oficialmente, o Bahrein é uma monarquia constitucional, mas na prática a democracia não existe. O primeiro-ministro, xeque Khalifa bin Salman al Khalifa, e o resto do governo comandam o país seguindo as vontades da família real.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/17022011/83/saiba-reino-bahrein.html

Tagged with: , ,

Comentários desativados em Saiba mais sobre o reino do Bahrein

%d blogueiros gostam disto: