Clipping de Relações Internacionais

Manifestantes acampados no Bahrein entram em choque com policiais e governo põe tanques nas ruas

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 17/02/2011

MANAMA 

 Pela primeira vez nos quatro dias de protestos registrados no Bahrein, o governo mandou tanques e veículos blindados para as ruas da capital Manama na manhã desta quinta-feira. O dia começou com confrontos. Ainda de madrugada, a polícia usou gás lacrimogêneo e balas de borracha para retirar as cerca de 2 mil pessoas que estavam acampadas em uma praça no centro da cidade, entre elas mulheres e crianças. Segundo médicos locais, a ação deixou ao menos quatro mortos e 300 feridos.

Incentivados pelas revoltas que derrubaram os ex-ditadores de Egito e Tunísia, os manifestantes pedem mudanças no governo e se queixam de dificuldades econômicas, falta de liberdades políticas e discriminação da monarquia sunita contra os xiitas, que são maioria da população.

 – A polícia está vindo. Eles estão atirando gás lacrimogêneo contra a gente – disse um dos manifestantes, em meio à confusão.

 Os protestos estão entre os mais graves no pequeno país do golfo Pérsico desde os distúrbios xiitas da década de 1990. O tom das manifestações subiu depois das mortes de dois xiitas em 24 horas.

 Os manifestantes exigem a deposição do primeiro-ministro, xeque Khalifa bin Salman al Khalifa, que governa a ilha desde o fim do colonialismo britânico, em 1971. Por enquanto, porém, os manifestantes não têm cobrado mudanças no topo da hierarquia.

 O sobrinho do premier, rei Hamad bin Isa al Khalifa, tem a palavra final no governo do país de 1,3 milhão de habitantes, metade deles estrangeiros.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/17022011/83/manifestantes-acampados-no-bahrein-entram-choque.html

Comentários desativados em Manifestantes acampados no Bahrein entram em choque com policiais e governo põe tanques nas ruas

%d blogueiros gostam disto: