Clipping de Relações Internacionais

Encontrados 129 refugiados birmaneses em um barco à deriva perto de Sumatra

Posted in Ásia & Oceania, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 16/02/2011

Jacarta, 16 fev (EFE).

 As forças de segurança da Indonésia encontraram à deriva uma embarcação com 129 imigrantes ilegais birmaneses pertencentes à etnia muçulmana rohingya que fugiam da repressão da Junta Militar, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira.

Segundo a agência “Antara”, os ocupantes do barco estavam desidratados e famintos. A embarcação, que sofreu uma avaria, foi localizada em frente à costa da ilha de Sumatra.

 Um grupo de pescadores conseguiu rebocar a embarcação, e já em terra firme os birmaneses declararam à Polícia que escaparam da violência do regime birmanês.

 Integrada por cerca de três milhões de pessoas que descendem dos comerciantes árabes que chegaram no século VII à região de Arakan, os rohingya costumam ser perseguidos pelos militares budistas birmaneses.

 Mais de 250 mil birmaneses fugiram em 1992 para a vizinha Bangladesh para escapar de operações de limpeza étnica, segundo dados da Human Rights Watch e da Anistia Internacional.

 Há dois anos, Indonésia, Malásia e Tailândia se negaram a conceder asilo político a centenas de rohingya que chegaram por mar a suas costas, enviando-os de volta a Mianmar. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/16022011/40/mundo-encontrados-129-refugiados-birmaneses-barco.html

Comentários desativados em Encontrados 129 refugiados birmaneses em um barco à deriva perto de Sumatra

%d blogueiros gostam disto: