Clipping de Relações Internacionais

Membro de comitê diz que nova Constituição no Egito será temporária e não terá mudanças radicais

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 15/02/2011

CAIRO

 Membro do comitê apontado pelo Exército do Egito para discutir emendas à Constituição egípcia, Subhy Salem, que é integrante da Irmandade Muçulmana, disse nesta terça-feira que a nova Carta Magna do país será temporária. Só depois da formação de um novo governo seria redigida uma nova Carta completa. Salem afirmou ainda que mudanças radicais não são esperadas, mas as restrições a liberdades serão removidas do documento após as emendas – inclusive o veto à formação de partidos políticos – para permitir o estabelecimento de um governo democrático.

De acordo com ele, o comitê vai se reunir com o Exército pela primeira vez nesta terça. A indicação de Salem para o comitê indica que os militares, a quem o ex-presidente Hosni Mubarak passou o poder após renunciar, podem estar querendo conferir legitimidade à Irmandade Muçulmana, que foi banida há quase 60 anos. Maior grupo de oposição no país, a organização poderia voltar à legalidade e estaria planejando a criação de um novo partido político.

 O Conselho Supremo das Forças Armadas deu sinais de que vai dividir o poder com civis e de que realizará, em breve, um referendo sobre emendas à Constituição do país. No domingo, os militares anunciaram que suspenderiam a Carta Magna, dissolveriam o Parlamento e formariam uma comissão para redigir uma nova Constituição.

 As informações foram confirmadas na segunda-feira pelo executivo egípcio do Google Wael Ghonim, que passou dias preso e se tornou um dos líderes dos protestos que derrubaram Mubarak na sexta-feira. Segundo ele, o conselho lhe comunicou que o referendo sobre as emendas acontecerá daqui a dois meses.

 Já o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, afirmou que o primeiro-ministro egípcio, Ahmed Shafik, vai demitir seu gabinete na próxima semana a fim de trazer figuras da oposição para dividir o poder com os políticos nomeados por Mubarak no início do mês. Hague afirmou ainda que o Egito pediu ao Reino Unido e a outros países europeus o congelamento de bens de integrantes do regime do ex-ditador.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/15022011/83/membro-comite-diz-nova-constituicao-no.html

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Membro de comitê diz que nova Constituição no Egito será temporária e não terá mudanças radicais

%d blogueiros gostam disto: