Clipping de Relações Internacionais

Alta de preços de produtos básicos deve responder por 20% do saldo comercial brasileiro este ano

Posted in Américas, Economia, Comércio & Finanças by Nejme Joma on 12/02/2011

RIO

Os produtores brasileiros de commodities – na indústria e na agricultura – vivem um bom momento. É consenso entre analistas que a recente alta nos preços dos produtos básicos continuará sendo um dos principais responsáveis por um superávit na balança comercial em 2011. Pelos cálculos da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o saldo este ano poderá chegar a US$ 26 bilhões e, pouco mais de 20% deste resultado virá apenas da alta nos preços das matérias-primas. No campo, a previsão da consultoria MB Agro é de que a renda agrícola no Brasil vai crescer de 15% a 20% este ano, graças ao fato de os chineses e indianos estarem comendo mais.

O vice-presidente executivo da AEB, Fábio Faria, está convencido de que esta tendência veio para ficar, dado que a geopolítica mundial mudou trazendo os países emergentes, especialmente China e Índia, para o centro das atenções:

 – Enquanto esses países continuarem crescendo a taxas de 8% a 10%, o Brasil vai ganhar.

 Dados da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) indicam que, de 2006 a 2010, a variação de preços das commodities respondeu por 74% do aumento das exportações desses produtos.

 Ganho de renda dos produtores agrícolas só não é maior devido ao câmbio

 E os ganhos dos produtores brasileiros com a alta das commodities só não é maior devido à valorização do real frente ao dólar, lembra o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, diretor do Centro de Estudos do Agronegócio na Fundação Getúlio Vargas (FGV):

 – Parte do aumento dos preços dos produtos agrícolas não será sentido pelos produtores rurais brasileiros por causa do câmbio. Esse impacto só será integralmente percebido pelos agricultores americanos e, talvez, pelos canadenses – avaliou o ex-ministro da Agricultura.

 Leia a íntegra da reportagem na edição do Globo Digital (somente para assinantes)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/12022011/83/alta-precos-produtos-basicos-deve-responder.html

Comentários desativados em Alta de preços de produtos básicos deve responder por 20% do saldo comercial brasileiro este ano

%d blogueiros gostam disto: