Clipping de Relações Internacionais

Polícia e Forças Armadas concluem ocupação de 9 favelas no Rio

Posted in Américas, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 06/02/2011

Rio de Janeiro, 6 fev (EFE).

A Polícia do Rio de Janeiro, com apoio das Forças Armadas e de outros organismos de segurança, ocupou neste domingo nove favelas dominadas até então por traficantes e o fez “sem um único disparo”, segundo as autoridades.

“A operação foi um sucesso, ocorreu sem uso de armas de fogo, nenhuma violência, sem mortos ou feridos”, declarou em entrevista coletiva o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

Participaram da ação 526 agentes e 105 fuzileiros navais, com apoio de um helicóptero e 21 blindados.

Os policiais e militares entraram nas nove favelas, situadas na região central do Rio de Janeiro, durante a madrugada deste domingo e não encontraram resistência.

Beltrame considerou que os criminosos podem ter sido “intimidados” diante da forte presença policial e, inclusive, podem ter fugido nos dias anteriores à ocupação, mas esclareceu que as tropas se ocuparão agora de localizar o paradeiro dos criminosos e capturá-los.

A partir de agora, relatou o Beltrame, os policiais começam um trabalho de entrar nas casas. O auxílio da população nessa fase também é importante por meio da denúncia de moradores sobre os locais utilizados por traficantes para armazenar armas e drogas.

Conforme as autoridades, nos nove bairros ocupados moram 20 mil pessoas que “foram liberadas definitivamente” da presença do crime organizado que dominava o território sem a “presença do Estado”.

A intenção das autoridades é instalar nessas áreas as “Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs)”. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/06022011/40/mundo-policia-forcas-armadas-concluem-ocupacao.html

 

Comentários desativados em Polícia e Forças Armadas concluem ocupação de 9 favelas no Rio

%d blogueiros gostam disto: