Clipping de Relações Internacionais

Tratado russo-americano de desarmamento nuclear entra em vigor

MUNIQUE, Alemanha (AFP) 

 O novo tratado russo-americano de desarmamento nuclear START entrou em vigor neste sábado, após a ratificação efetuada pelos chefes da diplomacia dos Estados Unidos e da Rússia, em Munique (Alemanha).

Segundo o tratado assinado em abril de 2010 pelos presidentes Barack Obama e Dimitri Medvedev, em Praga, Moscou e Washington têm sete anos para reduzir em 30% seus respectivos arsenais. O acordo prevê um máximo de 1.550 ogivas nucleares para cada lado, contra 2.200 atualmente.

 O START também prevê a retomada das verificações mútuas dos arsenais nucleares, interrompidas no fim de 2009.

 A cerimônia para marcar a entrada em vigor do acordo ocorreu neste sábado durante a Conferência de Segurança de Munique, onde estão presentes os principais funcionários e especialistas de Defesa do mundo.

 A solenidade foi presidida por Hillary Clinton e pelo chanceler russo, Sergei Lavrov.

 A ratificação do START por ambos os países é uma mostra da retomada das relações entre EUA e Rússia após as tensões que dominaram o mundo durante o governo do antecessor de Obama, George W. Bush.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/110205/mundo/eua_r__ssia_desarmamento_nuclear

Tagged with: , , , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] A ratificação do START por ambos os países é uma mostra da retomada das relações entre EUA e Rússia após as tensões que dominaram o mundo durante o governo do antecessor de Obama, George W. Bush. (mais…) […]


Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: