Clipping de Relações Internacionais

Hillary alerta sobre “tempestade perfeita” no Oriente Médio

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 05/02/2011

MUNIQUE (Reuters)

O Oriente Médio enfrenta uma “tempestade perfeita” de revoltas e os líderes regionais precisam ser rápidos para realizar reformas democráticas ou arriscar uma instabilidade ainda maior, disse a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, neste sábado.

 Hillary, falando em uma conferência de segurança em Munique, disse que a ausência de reforma política, junto com uma população jovem crescente e novas tecnologias, ameaçam a velha ordem em uma região crucial para a segurança dos Estados Unidos.

 “A região está sendo atingida por uma tempestade perfeita de tendências poderosas”, disse Hillary. “Isso é o que levou os manifestantes às ruas de Túnis, Cairo e cidades pela região. O status quo simplesmente não é sustentável.”

 Em seu discurso, Hillary não discutiu em detalhe a revolta política no Egito que, segundo muitos analistas, está dominando as discussões nos bastidores da conferência de Munique.

 Ela destacou, porém, a nova defesa de Washington por reformas políticas nos aliados do Oriente Médio, não só no Egito e na Jordânia, mas também na Arábia Saudita — gigante na produção de petróleo — e Iêmen, um país pobre, hoje central para a guerra dos EUA contra a Al Qaeda.

 “Isso não é simplesmente uma questão de idealismo: é uma necessidade estratégica”, declarou Hillary. “Sem progresso genuíno em direção a sistemas políticos abertos e responsáveis, a distância entre população e governo crescerá, e a instabilidade só irá se aprofundar. Todos os nossos interesses estarão em risco.”

 O governo do presidente Barack Obama pediu várias vezes para que o presidente egípcio, Hosni Mubarak, esteja preparado para uma “transição ordenada” de poder, em meio a mais de uma semana de protestos contra seu regime autoritário de 30 anos.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/110205/mundo/mundo_ormed_hillary_tempestade

Comentários desativados em Hillary alerta sobre “tempestade perfeita” no Oriente Médio

%d blogueiros gostam disto: