Clipping de Relações Internacionais

Explosão atinge gasoduto no Sinai; Egito fala em sabotagem

Posted in Energia & Recursos, Oriente Médio by Nejme Joma on 05/02/2011

CAIRO

Um gasoduto da cidade de Arish, na península do Sinai, no Egito, explodiu neste sábado, num incidente que não deixou vítimas e foi classificado pela TV estatal como sabotagem.

Em comunicado, a companhia de gás responsável pelo duto disse que a explosão foi causada por um pequeno vazamento. O governo regional, no entanto, não descartou a possibilidade de sabotagem.

 O fornecimento de gás para Israel e Jordânia, os dois países conectados pelo duto, foi cortado, segundo agências de notícias. Com isso, foi possível contar o incêndio, que gerou uma fumaça que podia ser vista da Faixa de Gaza, a 70 quilômetros do local.

 Fontes da inteligência egípcia, citadas pelas agências internacionais, falam em ação terrorista. Nos últimos dias, radicais islâmicos teriam pedido aos simpatizantes ações do tipo contra Israel, se aproveitando da situação de instabilidade no Egito.

 O Egito não é um grande exportador de gás, mas o leva a Israel e Jordânia por gasodutos como o que explodiu neste sábado. Israel importa 40% do gás natural que consome do Egito, e a Jordânia, 80%.

 A explosão acontece no momento em que, pelo 12º dia consecutivo, manifestantes se reúnem no centro do Cairo em protesto contra o ditador Hosni Mubarak.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/05022011/83/explosao-atinge-gasoduto-no-sinai-egito.html

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Explosão atinge gasoduto no Sinai; Egito fala em sabotagem

%d blogueiros gostam disto: