Clipping de Relações Internacionais

Primeiro-ministro Thein Sein é eleito presidente de Mianmar

Posted in Política & Política Externa by Nejme Joma on 04/02/2011

Bangcoc, 4 fev (EFE).

 O até então primeiro-ministro birmanês, Thein Sein, braço direito do chefe da Junta Militar, foi eleito presidente de Mianmar pelo Parlamento dominado por legisladores afins ao regime.

Thein Sein, um dos muitos generais que renunciaram à carreira militar para ser candidatos ao Parlamento nas eleições realizadas em novembro, se impôs aos outros dois aspirantes ao cargo de chefe de Estado em uma votação realizada a portas fechadas, informou a imprensa birmanesa.

 As eleições, as primeiras após 22 anos de ferrenho regime militar, deram como vencedor o Partido do Desenvolvimento e Solidariedade da União, liderado por Thein Sein, braço direito do general Than Shwe, chefe da Junta Militar.

 No Parlamento, constituído na última segunda-feira, não está representada a Liga Nacional pela Democracia (LND) da líder opositora e Nobel da Paz Aung san Suu Kyi, libertada em 13 de novembro após sete anos e meio de prisão domiciliar.

 A LND foi dissolvida depois que Suu Kyi e os dirigentes do partido decidiram boicotar o pleito por considerá-lo parte de uma estratégia dos generais para perpetuar-se no poder.

 Embora o novo sistema político birmanês abra uma porta para o debate parlamentar, o Poder Legislativo será limitado por algumas normas, como a que estabelece que toda proposta que se pretenda levar ao plenário seja apresentada a uma comissão com dez dias de antecedência e autorização prévia. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/04022011/40/mundo-ministro-thein-sein-eleito-presidente.html

Comentários desativados em Primeiro-ministro Thein Sein é eleito presidente de Mianmar

%d blogueiros gostam disto: