Clipping de Relações Internacionais

Super exploração levou à perda de mais de 90% dos recifes e as ostras estão em extinção, segundo pesquisa

Posted in Meio-Ambiente, Regiões by Nejme Joma on 03/02/2011

CALIFÓRNIA

De acordo com uma pesquisa publicada na edição de fevereiro da revista BioScience, do Instituto Americano de Ciências Biológicas, a comparação entre as condições dos recifes de ostras no passado e no presente mostra que mais de 90% dos recifes antigos foram perdidos na maioria das baías e ecorregiões onde os moluscos eram abundantes.

Em alguns lugares como o Mar de Wadden, na Europa e em Narragansett Bay, as ostras são classificados como “funcionalmente extintas”, com a persistência de menos de 1% dos antigos recifes. As quedas são um resultado da super exploração e de doenças, situação muitas vezes agravada pela introdução de espécies não-nativas.

O estudo examinou recifes de ostras em 144 baías e 44 ecorregiões, além de pesquisar registros históricos e estatísticas sobre pesca. A maior parte da colheita mundial de ostras nativas vem de cinco ecorregiões na América do Norte mas, mesmo lá, a condição dos recifes é pobre ou pior, exceto no Golfo do México.

A equipe de pesquisa defende o mapeamento dessas áreas e a supressão dos incentivos à super exploração. Também recomenda que a colheita e após destruição de recifes não devem ser permitidos onde as ostras forem menos de 10% de sua antiga abundância, a menos que essas atividades não afetem substancialmente a recuperação do recife.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/03022011/83/super-exploracao-levou-perda-90-dos.html

Comentários desativados em Super exploração levou à perda de mais de 90% dos recifes e as ostras estão em extinção, segundo pesquisa

%d blogueiros gostam disto: