Clipping de Relações Internacionais

Com egípcios prometendo mais protestos contra Mubarak, Exército pede retorno à vida normal

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 02/02/2011

CAIRO

Horas após o presidente do Egito, Hosni Mubarak, ir à TV para declarar que não concorrerá a um novo mandato nas eleições de setembro, a multidão de manifestantes aumentava na Praça Tahrir, no Cairo, na manhã desta quarta-feira, para o nono dia de protestos que exigem a saída imediata do ditador. Eles têm uma mensagem clara para Mubarak: “Não sairemos, ele sairá”. Para sexta-feira, está previsto um protesto derradeiro – chamado de “Sexta-feira da Despedida” -, segundo os manifestantes. Mas o Exército, que reconheceu a legitimidade das manifestações e vinha garantindo sua realização pacífica, sem repressão, pediu nesta quarta que o país retorne à normalidade.

As Forças Armadas estão pedindo a vocês – disse um porta-voz do Exército em um pronunciamento da TV estatal. – Sua mensagem chegou, suas demandas se tornaram conhecidas. Vocês são aqueles capazes de restaurar a vida normal no Egito.

Ao mesmo tempo, manifestações a favor do presidente, que já haviam sido vistas na terça-feira, parecem ter ganhado força, embora reúnam um número bem menor se comparado aos protestos contra o governo. Pelo menos 1.500 estavam na Praça Tahrir, ponto principal das manifestações anti-Mubarak que atraíram centenas de milhares de pessoas.

Após discuso de Mubarak, Obama pede que transição comece agora Internet estaria voltando a funcionar após bloqueio

Muitos manifestantes que pedem a saída do presidente estavam acampados em tendas ou abrigados embaixo de cobertores, determinados a só deixarem o local após a queda de Mubarak. Faixas de cerca de 20 metros de largura afirmavam: “O povo exige a queda do regime”.

Muitas lojas seguiam fechadas no centro do Cairo, mas alguns clientes afirmaram na terça-feira que vários caixas eletrônicos haviam voltado a funcionar normalmente. Há informações de que a internet estaria voltando a funcionar, após cinco dias de bloqueio. O serviço de mensagens por SMS entre celulares continua funcionando de forma irregular.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/02022011/83/egipcios-prometendo-protestos-mubarak-exercito-pede.html

Comentários desativados em Com egípcios prometendo mais protestos contra Mubarak, Exército pede retorno à vida normal

%d blogueiros gostam disto: