Clipping de Relações Internacionais

Manifestantes convocam greve geral no Egito

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 31/01/2011

Egito – Estadão – 31/01/2011.

Os manifestantes no Egito convocaram hoje uma greve geral sem prazo para terminar. Além disso, pretendem fazer amanhã uma “marcha de um milhão”, a fim de marcar a primeira semana do início dos protestos contra o governo do presidente Hosni Mubarak. “Foi decidido durante a noite que haverá uma marcha de um milhão de homens nesta terça-feira”, afirmou à France Presse Eid Mohammed, um dos organizadores das manifestações. “Nós também decidimos começar uma greve geral sem data para terminar.”

A greve foi primeiro convocada por trabalhadores da cidade de Suez, no fim do dia de ontem. “Estaremos nos unindo aos trabalhadores de Suez e começaremos uma greve geral até nossas exigências serem atendidas”, afirmou Mohammed Waked, outro organizador dos protestos.

Na Praça Tahrir, no Cairo, centenas de pessoas acamparam no local durante a noite de ontem para hoje na tentativa de manter ativos os maiores protestos contra o governo no país em três décadas. Ontem, Mubarak apontou o primeiro vice-presidente em seus 30 anos no poder e um novo primeiro-ministro, em uma tentativa de se manter no comando. Na praça, os manifestantes insistem que não pretendem deixar de protestar até que o militar deixe o governo. “Nós ficaremos na praça até que o covarde se vá”, gritam os manifestantes.

A rede de televisão Al-Jazira, do Catar, informou ontem que pelo menos 150 pessoas foram mortas no Egito desde o início da rebelião popular contra Mubarak. Para tentar conter os protestos, o governo impôs um toque de recolher que valia das 15 horas de ontem até as 8 horas desta segunda-feira (horário local, 4 horas de Brasília). As informações são da Dow Jones.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/31012011/25/mundo-manifestantes-convocam-greve-geral-no.html

Anúncios

Comentários desativados em Manifestantes convocam greve geral no Egito

%d blogueiros gostam disto: