Clipping de Relações Internacionais

Ouattara ordena interrupção das exportações de café e cacau

Posted in África, Economia, Comércio & Finanças by Nejme Joma on 24/01/2011

ABIDJAN (AFP)

O governo de Alassane Ouattara, um dos dois presidentes proclamados da Costa do Marfim, “informa aos operadores econômicos o fim imediato da exportação de café e cacau” a partir desta segunda-feira e até 23 de fevereiro.

“O governo recorda que aqueles que infringirem esta medida serão considerados financiadores das atividades da administração ilegítima de Laurent Gbagbo (o outro presidente proclamado, não reconhecido pela comunidade internacional) e se expõem a sanções internacionais, além das ações penais das jurisdições nacionais”, afirma um comunicado assinado pelo primeiro-ministro de Ouattara, Guillaume Soro.

A Costa do Marfim, que tem o principal porto exportador do cacau do mundo, passa por uma grave crise política desde a eleição presidencial de 28 de novembro. Tanto Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional, como o atual chefe de Estado, Laurent Gbagbo, se consideram presidentes legítimos.

O cacau e o café representam quase 20% do PIB (Produto Interno Bruto) da Costa do Marfim e 40% dos recursos obtidos com exportações. O país de 21,1 milhões de habitantes da costa ocidental africana é o maior produtor e exportador mundial da fava de cacau.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/110124/mundo/costamarfim_pol__tica_economia_viol__ncia

Comentários desativados em Ouattara ordena interrupção das exportações de café e cacau

%d blogueiros gostam disto: