Clipping de Relações Internacionais

Presidente italiano pede que Dilma Rousseff extradite Battisti

Posted in Américas, Política & Política Externa by Nejme Joma on 21/01/2011

Brasília, 21 jan (EFE).

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, pediu à presidente Dilma Rousseff que o ex-ativista italiano Césare Battisti seja extraditado, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais brasileiras.

A “Agência Brasil” informou que em carta enviada a Dilma no dia 14 de janeiro, Napolitano pediu que a governante reconsidere a decisão tomada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em seu último dia de mandato negou a extradição solicitada pela Itália.

De acordo com a informação, o Governo confirmou a existência da carta, mas se absteve de revelar detalhes até que Dilma a responda.

No entanto, a imprensa italiana divulgou que na carta Napolitano reitera que existe um tratado de extradição bilateral e que o Brasil deve respeitar.

Na quinta-feira, o Parlamento Europeu aprovou o pedido de extradição apresentado ao Brasil pelo Governo da Itália, em uma decisão que deve ser comunicada oficialmente nos próximos dias ao Congresso brasileiro.

Na segunda-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, admitiu que Battisti pode ser extraditado.

Depois do recesso das férias, o STF voltará a analisar o caso de Battisti.

A entrega de Battisti à Itália foi aprovada pelo STF em novembro de 2009, mas a decisão ficou nas mãos de Lula, que no dia 31 de dezembro se manifestou a favor da não extradição.

No dia 6 de janeiro, o STF negou o pedido de liberdade condicional para Battisti, condenado em seu país de origem a prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos na década de 1970.

Battisti, preso no Brasil desde 2007, foi condenado na Itália por assassinatos cometidos quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, vinculado às Brigadas Vermelhas.

A Itália recebeu com indignação a decisão de Lula e ameaçou levar o caso ao Tribunal Internacional de Justiça, além disso os advogados do Governo italiano no Brasil

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/21012011/40/mundo-presidente-italiano-pede-dilma-rousseff.html

Comentários desativados em Presidente italiano pede que Dilma Rousseff extradite Battisti

%d blogueiros gostam disto: