Clipping de Relações Internacionais

Obama adverte Hu Jintao sobre envio de forças para a Ásia caso a China não pressione a Coreia do Norte

Posted in Ásia & Oceania, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 21/01/2011

RIO – 21/01/2011.

O presidente americano, Barack Obama, advertiu o presidente chinês, Hu Jintao, que caso a China não aumente a pressão sobre a Coreia do Norte os Estados Unidos reposicionarão suas forças na Ásia para se proteger contra um possível ataque do regime comunista contra alvos americanos, diz o jornal “New York Times”, citando uma autoridade que falou em condição de anonimato. O alerta de Obama teria sido feito pela primeira vez há um mês, por telefone, e foi repetido durante o jantar na Casa Branca oferecido na terça-feira para Hu, que encerra nesta sexta, em Chicago, sua visita aos EUA.

A pressão americana para que a China adote a linha dura em relação à Coreia do Norte, abrindo caminho para a retomada do diálogo entre o regime comunista e a Coreia do Sul. Na quinta-feira, o governo sul-coreano informou que concordou com a realização de negociações militares com os norte-coreanos. Foi o primeiro acordo entre as duas Coreias desde que o Norte atacou uma ilha do Sul, matando quatro pessoas e abrindo uma crise na Península.

Principal parceiro do governo de Pyongyang, a China não deu sinais de que vai adotar qualquer punição em relação ao aliado. Ainda assim, durante sua visita aos EUA, pela primeira vez o presidente chinês demonstrou, publicamente, preocupação com o enriquecimento de urânio na Coreia do Norte, diz o “New York Times”.

A reportagem afirma que, segundo a fonte do jornal, o jantar dos presidentes na terça-feira foi dominado pelas discussões sobre a Coreia do Norte. Obama se concentrou na recente usina de enriquecimento de urânio descoberta no país. O presidente americano teria dito que a instalação faz parte de três ameaças aos EUA, que incluem ainda a produção de bombas de plutônio e o desenvolvimento de mísseis balísticos. A Casa Branca não quis comentar a reportagem.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/21012011/83/obama-adverte-hu-jintao-envio-forcas.html

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. edelvio coelho lindoso said, on 21/01/2011 at 15:21

    Parece conversa de comadres. Isso não será assunto para a ONU? A China será o pai, ou padrinho, ou conselheiro da Coréia do Norte?Pode-se imaginar o Irã pedindo aos EUA para monitorar Israel, como se êle fora um pai, umpadrinho ou conselheiro, por estar ameaçando, ai já é atropelando e matando, pálestinos? Não é uma situação da alçada da ONU?
    Voatando à China X EUA, êste, sim, ameaçando, se a outra nação não for eficiente no abaixamento do fragor da Coréia do Norte, êles, novamente desfilarão seu poder pelo mar da China, para intimidar e acomodar o atrevido.
    Fica visivel é o atrevimento da desqualificação da ONU, nos seus atributos básicos de prover a paz, no mundo.


Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: