Clipping de Relações Internacionais

Seul aceita proposta norte-coreana de reunião militar de alto nível

Posted in Ásia & Oceania, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 20/01/2011

Seul, 20 jan (EFE).

A Coreia do Sul disse nesta quinta-feira que aceita a proposta do regime comunista da Coreia do Norte para discutir questões “pendentes” entre militares de alto nível de ambas partes.

Segundo fontes de Defesa citadas pela agência local “Yonhap”, o ministro das Forças Armadas Populares norte-coreanas, Kim Young-chun, enviou um telegrama nesta quinta-feira o titular sul-coreano de Defesa, Kim Kwan-jin, propondo reabrir o diálogo entre oficiais de alto nível dos dois países.

Poucas horas depois, o Governo sul-coreano aceitou a proposta e propôs uma reunião de trabalho de oficiais preparatória, além de outro encontro entre funcionários governamentais para discutir temas relacionados à desnuclearização do regime de Pyongyang, já que a Coreia do Norte não incluiu estes assuntos em sua carta, segundo “Yonhap”.

As relações entre as duas Coreias estão gravemente prejudicadas desde o ataque norte-coreano à ilha sul-coreana de Yeonpyeong, no Mar Amarelo, no dia 23 de novembro, que causou quatro mortos.

No início de janeiro, o regime de Kim Jong-il propôs um diálogo incondicional à Coreia do Sul para resolver a crise, mas Seul acolheu a proposta com frieza e pediu como condição um compromisso sério e responsável de Pyongyang.

No entanto, dois dias depois o alerta na tensa fronteira do Mar Amarelo foi rebaixado, e alguns dias mais tarde as duas Coreias restabeleceram a linha telefônica direta entre seus escritórios da Cruz Vermelha na área desmilitarizada de Panmunjom, que estava suspensa desde maio de 2010.

Tanto Seul como os Estados Unidos, seu principal aliado, reivindicaram da Coreia do Norte que demonstre com ações “concretas” sua vontade de diálogo e não repita sua estratégia de aumentar a tensão na região com provocações para, em seguida, propor diminuí-la em troca de compensações. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/20012011/40/mundo-seul-aceita-proposta-norte-coreana.html

Comentários desativados em Seul aceita proposta norte-coreana de reunião militar de alto nível

%d blogueiros gostam disto: