Clipping de Relações Internacionais

Tribunal da ONU sobre a morte de Hariri apresenta indiciamento a juiz

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 18/01/2011

LEIDSCHENDAM, Holanda –

O tribunal da ONU que investiga a morte do ex-primeiro-ministro do Líbano, Rafik al-Hariri, apresentou a um juiz nesta segunda-feira o primeiro indiciamento no caso, mas não revelou os nomes dos suspeitos e nem as acusações que serão feitas contra eles. Hariri foi morto com outras 22 pessoas em 14 de fevereiro de 2005, quando um carro-bomba explodiu em Beirute.

A expectativa de que o tribunal responsabilizasse o Hezbollah pelo caso levou o movimento islâmico xiita a deixar o governo libanês, mergulhando o país em uma nova crise. A tensão política deve continuar alta, já que um novo governo ainda não foi formado e há poucas informações sobre a decisão do tribunal da ONU.

O conteúdo do indiciamento ainda será revisado antes do julgamento dos suspeitos pelo juiz Daniel Fransen. Detalhes devem permanecer em sigilo por até 10 semanas, prazo em que se espera que Fransen decida se há evidências suficientes para levar os acusados ao banco dos réus. Só então seus nomes deverão ser confirmados.

O Hezbollah nega que tenha qualquer relação com a morte de Hariri, pai do atual premier libanês, Saad al-Hariri, que assim como ele é sunita. O líder do movimento xiita, Sayyed Hassan Nasrallah, já afirmou que não permitiria a prisão de qualquer integrante do grupo, que tem o apoio de Síria e Irã, e cortaria a mão de quem tentasse fazê-lo.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/18012011/83/tribunal-da-onu-morte-hariri-apresenta.html

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Tribunal da ONU sobre a morte de Hariri apresenta indiciamento a juiz

%d blogueiros gostam disto: