Clipping de Relações Internacionais

Unasul compartilha mais informação militar, segundo Equador

Posted in Américas, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 17/01/2011

LIMA (AFP)

O ministro da Defesa do Equador, Javier Ponce Cevallos, disse nesta segunda-feira em Lima que o Conselho Sul-Americano de Defesa da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) avançou em compartilhar informação sobre gastos militares na região.

“No fórum regional avançou-se em compartilhar informação de gastos militares e na franqueza para manter informação sobre manobras e operações conjuntas com países externos à região”, explicou Ponce Cevallos ao entregar a Presidência Rotativa do Conselho Sul-Americano de Defesa ao ministro da Defesa do Peru, Jaime Thorne, segundo a agência oficial Andina.

O ministro equatoriano indicou que o Conselho Sul-Americano posicionou-se “como ator regional com uma ampla agenda de cooperação que foi efetiva, visível e séria”.

Por sua vez, o ministro da Defesa peruano garantiu que o Peru promoverá, a partir do Conselho, medidas como a homologação de gastos militares, ações conjuntas para enfrentar desastres naturais e troca de conhecimentos sobre tecnologia militar.

“Continuamos com o esforço realizado pelo Equador de seguir promovendo a paz, para superar as percepções divergentes”, disse.

O Conselho de Defesa Sul-Americano, criado em 11 de dezembro de 2008 pelos chefes de Estado na III Reunião Ordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), constitui a instância de consulta, cooperação e coordenação em matéria de defesa dos doze países sul-americanos.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/110117/mundo/peru_equador_diplomacia_defesa_unasul

Comentários desativados em Unasul compartilha mais informação militar, segundo Equador

%d blogueiros gostam disto: