Clipping de Relações Internacionais

Site oficial cubano diz que relação com EUA não teve mudanças substanciais

Posted in Américas, Política & Política Externa by Nejme Joma on 15/01/2011

Havana, 14 jan (EFE).

O site oficial “Cubadebate” avaliou nesta sexta-feira que as novas medidas dos Estados Unidos em relação a Cuba “deixam intacto o bloqueio” e não mudam “substancialmente” a política de Washington.

A página, onde o ex-presidente Fidel Castro costuma publicar suas “Reflexões”, foi o primeiro meio oficial cubano a difundir algo sobre o anúncio realizado por Washington nesta sexta-feira para relaxar as restrições de viagem e envio de remessas de seus cidadãos à ilha.

Em seu artigo, o “Cubadebate” assinala que estas iniciativas restituem as políticas iniciadas durante a administração de Bill Clinton e posteriormente abolidas por George W. Bush em 2003.

As medidas de Clinton, lembrou o site oficial cubano, incluíam os contatos “povo a povo” que já permitiram intercâmbios acadêmicos, estudantis e religiosos utilizando uma licença geral do Departamento do Tesouro.

“No entanto, mantêm intacta a proibição de viagem a Cuba para todos os cidadãos norte-americanos, salvo estas exceções. Os americanos seguem sendo os únicos cidadãos do mundo que têm a proibição expressa de seu Governo de visitar Cuba, país situado a 90 milhas dos EUA”, ressalta a nota.

O “Cubadebate” destaca que um funcionário americano citado pela imprensa dos EUA admitiu que as medidas anunciadas nesta sexta-feira não levantam o bloqueio e têm o objetivo, segundo a interpretação da página cubana, de promover relações para “fomentar a intervenção e influência nos assuntos internos da ilha”.

As medidas, que não requerem a aprovação do Congresso e entrarão em vigor em um prazo de duas semanas, permitirão as visitas à ilha de estudantes, por motivos acadêmicos, e de grupos religiosos, além dos envios de remessas a cubanos que não sejam familiares.

Pelas regras, qualquer cidadão americano poderá enviar até US$ 500 por trimestre a pessoas em Cuba que não sejam seus parentes para apoiar atividades econômicas privadas.

A exceção desta permissão serão funcionários do Governo e do Partido Comunista cubano, que não poderão ser beneficiados por essas remessas, detalhou o anúncio da Casa Branca. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/15012011/40/mundo-site-oficial-cubano-diz-relacao.html

Tagged with: , ,

Comentários desativados em Site oficial cubano diz que relação com EUA não teve mudanças substanciais

%d blogueiros gostam disto: