Clipping de Relações Internacionais

Israel ameaça matar líderes do Hamas caso continuem os ataques com foguetes

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 15/01/2011

Jerusalém, 15 jan (EFE).

Israel ameaçou matar líderes do movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza se continuar o disparo de foguetes contra seu território, tal como nas últimas semanas, informa neste sábado o diário palestino “Al-Manar”, citando fontes europeias e israelenses.

Segundo o “Canal 10” da televisão israelense, que cita o jornal palestino, “Israel enviou uma dura ameaça à organização Hamas por meio de um país árabe” e segundo a qual “seus líderes entrarão na lista de alvos” a serem atacados “se continuar o disparo de foguetes contra as comunidades do sul”.

Nas últimas semanas, a onda de violência na fronteira entre Israel e Gaza se agravou com o aumento do número de foguetes lançados pelas milícias e as respostas aéreas israelenses, deixando vários mortos no lado palestino e dezenas de feridos.

No lado israelense, foram registrados três feridos por causa dos foguetes, todos trabalhadores tailandeses que atuam na lavoura perto de Gaza.

O agravamento da situação preocupa a região pelo temor de um novo conflito armado, como o que houve entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, no qual morreram 1.400 palestinos – mais da metade deles civis – e 13 israelenses.

Um porta-voz do Ministério do Interior palestino confirmou neste sábado que o Hamas quer acalmar a situação e que os líderes do grupo tinham recebido advertências de que Israel provocará uma escalada se os foguetes continuarem a ser lançados.

Os projéteis são disparados por milícias palestinas minoritárias, mas Israel considera o Hamas o “único responsável” pelos ataques, já que o grupo é que controla a Faixa de Gaza. EFE

Disponível em:http://br.noticias.yahoo.com/s/15012011/40/mundo-israel-ameaca-matar-lideres-hamas.html

Comentários desativados em Israel ameaça matar líderes do Hamas caso continuem os ataques com foguetes

%d blogueiros gostam disto: