Clipping de Relações Internacionais

Embaixadores da AIEA visitam instalações nucleares iranianas

Posted in Controle de Armas, Armas Nucleares & Desarmamento, Oriente Médio by Nejme Joma on 15/01/2011

Teerã, 15 jan (EFE).

Representantes do Movimento de Países Não-Alinhados, membros do Grupo dos 77, da Liga Árabe e diplomatas de países como Síria e Venezuela iniciaram neste sábado uma visita às instalações nucleares iranianas de Natanz e Arak, em uma viagem de inspeção criticada pelas grandes potências.

O grupo, integrado por embaixadores desses países na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), partiu de Teerã nesta manhã, acompanhado do Ali Asghar Soltaniyeh, embaixador iraniano para o organismo.

Os diplomatas irão visitar o reator de água pesada de Arak e a usina nuclear de Natanz, onde se suspeita que o Irã realize seu polêmico programa de enriquecimento de urânio.

O responsável iraniano aproveitou a partida para voltar a criticar com dureza os Estados Unidos e a União Europeia, acusando-os de agir com dois pesos e duas medidas por não terem aceitado o que definiu como “uma oportunidade histórica” de inspecionar as instalações nucleares do Irã.

“Mesmo assim, respeitamos sua decisão”, disse Soltaniyeh, sem fazer referencia a China ou Rússia, que também rejeitaram o convite de Teerã, qualificado de “palhaçada” por Washington.

A visita foi considerada um “gesto de transparência” pelas autoridades iranianas, argumento que parece não ter convencido nem sequer Brasil e Turquia – países com os quais o Irã acertou um acordo para troca de combustível nuclear no ano passado.

Entre as razões para as críticas dessa visita está o fato de essa delegação da AIEA ser composta por diplomatas, e não técnicos, o que poderia politizar as inspeções nucleares, em detrimento de uma avaliação técnica.

A viagem, que se prolongará por pelo menos dois dias, ocorre a uma semana de o Irã reiniciar em Istambul as negociações internacionais sobre seu polêmico programa nuclear com o chamado grupo 5+1.

Este grupo é integrado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – EUA, China, Rússia, Reino Unido e França – mais a Alemanha. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/15012011/40/economia-embaixadores-da-aiea-visitam-instalacoes.html

Comentários desativados em Embaixadores da AIEA visitam instalações nucleares iranianas

%d blogueiros gostam disto: