Clipping de Relações Internacionais

Após fuga de ditador da Tunísia, Justiça diz que líder da Câmara deve assumir Presidência interinamente

Posted in África, Política & Política Externa by Nejme Joma on 15/01/2011

TÚNIS – 15/01/2011.

Os protestos que fizeram o ditador Zine el Abidine Ben Ali fugir da Tunísia depois de passar 23 anos no comando do país também terminaram abrindo uma disputa entre seu primeiro-ministro, Mohamed Ghanuchi, e o Conselho Constitucional. Pouco depois da fuga de Ben Ali para a Arábia Saudita, na sexta-feira, Ghanuchi foi à TV estatal para anunciar, em pronunciamento, que seria o presidente interino.

Neste sábado, porém, o Conselho Constitucional afirmou que o presidente da Câmara deve assumir o cargo. Mais importante autoridade legal em questões constitucionais, o presidente do órgão, Fathi Abd Ennather, informou também que, segundo a Constituição, novas eleições presidenciais devem ser realizadas dentro de 60 dias pelo novo presidente, Fouad Mebazzaa.

Antes de deixar o país, Bem Ali, que estava no poder desde 1987, chegou a destituir seu governo e anunciar a realização de eleições parlamentares dentro de seis meses, numa tentativa de acalmar os manifestantes que protestam há quase um mês contra corrupção, aumento de preços e desemprego.

Espaço aéreo é reaberto, mas clima continua tenso na capital

Ao mesmo tempo, o agora ex-ditador declarou estado de emergência, proibiu reuniões e autorizou a polícia a atirar contra transgressores. O espaço aéreo do país também chegou a ser fechado, mas já foi reaberto. As medidas tomadas pelo ex-presidente não foram suficientes para conter os manifestantes.

A capital, Túnis, amanheceu com sua principal estação de trem incendiada. Lojas também foram queimadas. Pela manhã, soldados tentavam impedir que um supermercado foque saqueado nos arredores da capital. Um helicóptero sobrevoava a cidade, aparentemente para monitorar a situação. O governo confirma que pelo menos 23 pessoas morreram em confrontos nas manifestações, mas oposicionistas dizem que o número já é três vezes maior.

Disponível em; http://br.noticias.yahoo.com/s/15012011/83/apos-fuga-ditador-da-tunisia-justica.html

Comentários desativados em Após fuga de ditador da Tunísia, Justiça diz que líder da Câmara deve assumir Presidência interinamente

%d blogueiros gostam disto: