Clipping de Relações Internacionais

Brasil rejeitou ajudar na guerra afegã, diz WikiLeaks

Posted in Américas, Paz & Conflito by Nejme Joma on 14/01/2011

Brasil – Estadão – 14/01/2011.

Os Estados Unidos pediram ao Brasil que contribuísse na guerra do Afeganistão, mas o País rejeitou participar, revelou um telegrama confidencial da diplomacia americana divulgado ontem pelo site WikiLeaks. No telegrama de outubro de 2008, o então embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, diz que o pedido tinha sido encaminhado no mês anterior a funcionários brasileiros e afirma que o Brasil “tem procurado por projetos relacionados a desenvolvimento, em detrimento a um apoio para o setor militar”.

“O histórico brasileiro sugere que seria uma quebra de precedentes o Brasil apoiar uma força militar estrangeira fora do mecanismo da Nações Unidas, com o qual o governo prefere trabalhar”, afirma Sobel. “O pedido de US$ 5 milhões em cinco anos é muito maior do que muitos outros que fizemos e ficaram sem resposta. Os recursos do Brasil para assistência em geral são extremamente limitados e o governo geralmente prefere a assistência técnica para projetos de desenvolvimento social”, analisa o embaixador.

Meses depois, Sobel trata novamente da questão ao reportar uma conversação com o embaixador Roberto Jaguaribe. “Há três principais obstáculos a superar com relação aos pedidos de assistência: a) o orçamento brasileiro, b) receptividade política, e c) dificuldade do Brasil em “comprar uma coisa que ele não formulou”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/14012011/25/mundo-brasil-rejeitou-ajudar-na-guerra.html

Comentários desativados em Brasil rejeitou ajudar na guerra afegã, diz WikiLeaks

%d blogueiros gostam disto: