Clipping de Relações Internacionais

Hipermercados fazem guerra de preço de comida

Posted in Américas, Economia, Comércio & Finanças by Nejme Joma on 08/01/2011

Brasil – Estadão – 08/01/2011.

A disparada dos preços dos alimentos virou mote de vendas para as grandes redes de supermercados neste início de ano. O estopim ocorreu na quarta-feira, quando o Walmart, terceira maior rede varejista do País do setor de supermercados, anunciou uma nova política comercial, com a redução de até 20% nas cotações de 2 mil itens, a maioria alimentos, por período indeterminado. No dia seguinte, a rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar, líder do setor, anunciou num encarte de jornal cerca de 20 produtos, entre alimentos e itens de limpeza, com preços em promoção. Já a reação do Carrefour foi mais discreta. A rede se limitou a espalhar cartazes pelas lojas, reforçando que a empresa cobre qualquer oferta anunciada por concorrente.

“A inflação dos alimentos virou hoje uma oportunidade de venda para as grandes redes”, afirmou o presidente do conselho do Programa de Administração de Varejo (Provar), Claudio Felisoni de Angelo. Ele compara a estratégia das empresas varejistas de reduzir preços promocionalmente à tática do “leve três e pague dois” ou de fixar preços terminados em 0,99 centavos para que o consumidor tenha a impressão de que está gastando menos.

A alta dos alimentos foi o grande fator de pressão da inflação no ano passado e fez com que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechasse 2010 em quase 6%, 1 ponto e meio acima do centro da meta (4,5%).

Martinho Paiva Moreira, diretor de Economia da Associação Paulista de Supermercados (Apas), explicou que os supermercados estão repassando para o consumidor neste início de ano a desaceleração nos preços de várias commodities no mercado internacional.

Já para o sócio da RC Consultores, Fabio Silveira, “trata-se de um ajuste sazonal e transitório nos preços dos alimentos”. Na opinião do economista, a comida deve continuar pressionando o custo de vida do brasileiro nos próximos três meses. Ele fez esse prognóstico levando em conta que as cotações de commodities agrícolas importantes, como açúcar, soja, café, milho e trigo, estão subindo no mercado internacional e devem ter impactos nos preços domésticos em breve. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/08012011/25/economia-hipermercados-guerra-preco-comida.html

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Hipermercados fazem guerra de preço de comida

%d blogueiros gostam disto: