Clipping de Relações Internacionais

Irã convida membros da AIEA a visitarem instalações nucleares

Posted in Controle de Armas, Armas Nucleares & Desarmamento, Oriente Médio by Nejme Joma on 04/01/2011

TEERÃ (Reuters) – 04/01/2011.

O Irã disse nesta terça-feira que convidou alguns enviados credenciados junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão ligado à Organização das Nações Unidas, a visitarem algumas de suas instalações nucleares neste mês, pouco antes de uma segunda rodada de negociações entre a República Islâmica e potências mundiais.

Entre os convidados estão representantes de algumas das seis potências mundiais envolvidas nos esforços diplomáticos para solucionar a disputa em torno do programa nuclear iraniano, disse o porta-voz do Ministério do Exterior do Irã Ramin Mehmanparast em entrevista coletiva.

Ele disse que a visita aconteceria antes de um encontro entre o Irã e as seis potências –Rússia, China, Estados Unidos, França, Alemanha e Grã-Bretanha– em Istambul neste mês.

O Irã e as potências concordaram durante encontro em Genebra no mês passado, o primeiro do tipo em mais de um ano, em realizar novas discussões na cidade turca no final de janeiro, embora a data exata não tenha sido anunciada.

O encontro de Genebra fez poucos progressos na direção de resolver a longa disputa sobre os trabalhos de Teerã na área nuclear, que o Ocidente suspeita ter o objetivo de fabricar bombas. O Irã diz que seu programa tem o único objetivo de produzir eletricidade para fins pacíficos.

Mehmanparast não informou quais instalações os enviados visitariam.

A AIEA visita regularmente instalações nucleares do Irã, incluindo uma planta de enriquecimento de urânio em Natanz. Mas a agência tem expressado crescente frustração com o que classifica de falta de cooperação dos iranianos com os inspetores.

(Reportagem adicional de Parisa Hafezi e Ramin Mostafavi)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/110104/mundo/mundo_ira_aiea_convida

Comentários desativados em Irã convida membros da AIEA a visitarem instalações nucleares

%d blogueiros gostam disto: