Clipping de Relações Internacionais

Palestinos levarão ao Conselho de Segurança a questão dos assentamentos

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 29/12/2010

Palestina – Estadão – 29/12/2010.

(Corrige declarações de Saeb Erekat, a OLP vai a ONU com o assunto dos assentamentos judaicos e não para solicitar que reconheça Estado palestino independente, como erroneamente foi divulgada na primeira informação).

Ramala, 29 dez (EFE).- A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) pedirá no mês que vem ao Conselho de Segurança da ONU uma postura conjunta sobre o problema dos assentamentos judaicos, informou o chefe de negociadores Saeb Erekat.

Erekat corrigiu a primeira informação da Agência Efe, que afirmava que a OLP pediria em janeiro ao Conselho de Segurança da ONU que reconheça o Estado palestino independente.

O negociador expressou a esperança de que os Estados Unidos, uma das cinco potências com direito a veto, não interfira na decisão de países como Japão, Coreia, Nova Zelândia e Austrália.

A resolução sobre os assentamentos faz parte de uma estratégia palestina para obter apoio internacional a sua causa pela independência em um estado nas fronteiras de 1967, onde vivem 300 mil colonos em mais de 200 assentamentos.

Nos últimos meses a OLP, organização que representa os interesses do povo palestino na comunidade internacional e que da vida à Autoridade Nacional Palestina (ANP) na Cisjordânia e Gaza, trata de conseguir o apoio das distintas nações do mundo à declaração unilateral de um estado, após o fracasso em setembro das negociações com Israel.

Por enquanto o maior apoio recebeu na América Latina, onde países como a Argentina, Brasil e Bolívia reconheceram “um Estado palestino nas fronteiras de 1967”, e outros expressaram publicamente sua disposição a fazê-lo.

Após fracassar as conversas de paz, a OLP informou que estudava formas de alcançar o objetivo de um estado e elaborou um plano diplomático por fases que incluía a possibilidade de acudir à ONU, onde pode encontrar o veto dos Estados Unidos.

Erekat sustentou que “o Governo israelense está sendo testemunha de um isolamento internacional nunca visto antes” e que isso se deve “aos esforços do presidente Mahmoud Abbas e da liderança palestina”. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/29122010/40/mundo-palestinos-levarao-conselho-seguranca-questao.html

Comentários desativados em Palestinos levarão ao Conselho de Segurança a questão dos assentamentos

%d blogueiros gostam disto: