Clipping de Relações Internacionais

EUA: declarações de Lieberman não mudam nada

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 28/12/2010

WASHINGTON (AFP) – 28/12/2010.

O departamento de Estado americano descartou nesta segunda-feira qualquer mudança em sua política para o Oriente Médio em razão das declarações do ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, sobre a falta de legitimidade da Autoridade Palestina.

“Ouvi as palavras, mas isto não muda nada em nossa atitude e em nossa política”, disse o porta-voz Mark Toner.

“Seguimos trabalhando para que as duas partes nas negociações diretas cheguem a um acordo global (…) e responder aos comentários dos diferentes responsáveis não é uma maneira eficaz de fazer isto”.

Lieberman afirmou no domingo que não é possível assinar um acordo de paz com o governo palestino porque ele não é legítimo.

“É impossível para nós concluir hoje um acordo global com os palestinos. Para ser claro, é preciso compreender bem que o governo deles é ilegítimo”, afirmou Lieberman durante reunião com embaixadores de Israel em Jerusalém.

Lieberman destacou que o partido Fatah, do presidente palestino, Mahmud Abbas, perdeu as eleições gerais de 2006 para o Hamas, que assumiu o controle pela força da Faixa de Gaza, em junho de 2007.

A Autoridade Palestina adiou várias vezes as eleições locais e nacionais porque o Hamas se nega a realizá-las em Gaza.

“Trata-se de um governo que adiou três vezes as eleições, que as perdeu, e que não organiza novas eleições, que não prevê realizá-las e que não tem nenhuma garantia de que a próxima vez que as realizar o Hamas não voltará a vencê-las”, declarou o minisro, um populista conhecido por ser pouco diplomático.

Lieberman disse ainda que os palestinos rejeitarão qualquer acordo com Israel, por mais generoso que seja, e que há abismos intransponíveis sobre assuntos relativos à segurança do Estado hebreu.

“Mesmo que oferecéssemos Tel Aviv aos palestinos e voltássemos às fronteiras de 1947 (antes da criação do Estado de Israel, em 1948), eles encontrariam motivos para não assinar um acordo”.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/101228/mundo/eua_palestinos_israel_paz

Comentários desativados em EUA: declarações de Lieberman não mudam nada

%d blogueiros gostam disto: