Clipping de Relações Internacionais

Anista Internacional teme ataques contra cristãos no Natal

Posted in Oriente Médio, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 20/12/2010

BAGDÁ (AFP) – 20/12/2010.

A organização Anistia Internacional pediu nesta segunda-feira ao governo iraquiano que proteja à comunidade cristã que corre o risco, a seu entender, de ser alvo de novos ataques durante o período de Natal.

O exército iraquiano matou na madrugada de segunda-feira três líbios suspeitos de preparar atentados suicidas antes do Natal na cidade de Mossul (norte), indicou o ministério da Defesa.

“Os atentados contra cristãos e suas igrejas por parte de grupos armados se multiplicaram nas últimas semanas e tememos que os insurgentes tentem realizar importantes ataques contra os cristãos no Natal para obter um máximo de publicidade e colocar em dificuldade o governo”, afirmou em um comunicado Malcolm Smart, diretor da Anistia para o Oriente Médio.

Ele também pede ao governo iraquiano mais proteção para as comunidades étnicas e religiosas mais vulneráveis.

Em 31 de outubro, um ataque reivindicado pela Al-Qaeda contra uma igreja siríaca católica de Bagdá cobrou a vida de 44 fieis e de dois sacerdotes, causando o “êxodo” de milhares de cristãos do Iraque, segundo o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Dias mais tarde, uma série de atentados contra residências de cristãos em Bagdá causou seis mortos e 33 feridos.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/101220/mundo/iraque_religi__o_viol__ncia_natal

Comentários desativados em Anista Internacional teme ataques contra cristãos no Natal

%d blogueiros gostam disto: