Clipping de Relações Internacionais

UE e Mercosul seguem afinando propostas e confiam em acordo para 2011

Posted in Américas, Economia, Comércio & Finanças, Europa by Nejme Joma on 08/12/2010

Brasília, 7 dez (EFE).

A União Europeia (UE) e o Mercosul continuam estudando as ofertas visando um acordo comercial que poderia ser concluído no segundo semestre de 2011, disseram nesta terça-feira à Agência Efe fontes oficiais, após uma reunião de técnicos dos dois blocos.

As ofertas serão melhoradas para a próxima reunião, que será realizada em Bruxelas entre os dias 14 e 18 de março, disse um diplomata brasileiro após a rodada de discussões realizada em Brasília durante os últimos dois dias.

A fonte, que pediu para não ser identificada, disse que os técnicos dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) acordaram se reunir no início do próximo ano em Assunção para debater a oferta que o bloco apresentará em Bruxelas em março.

As negociações entre UE e Mercosul foram retomadas este ano, depois de terem ficado interrompidas desde 2004, e “continua a esperança de alcançar um acordo antes que termine 2011”, apontou o diplomata.

Nas reuniões realizadas em Brasília durante os últimos dois dias, houve “alguns avanços” nas áreas de investimento e serviços, de acesso a mercados e solução de controvérsias, mas permanecem “outros obstáculos”, alguns “um pouco difíceis”, como os setores agrícola e industrial, acrescentou.

“Existem obstáculos, mas também boa vontade para superá-los”, indicou a fonte.

Se o acordo finalmente se concretizar, UE e Mercosul criariam a maior zona de livre-comércio do mundo, com um mercado unificado de 750 milhões de pessoas e uma troca que, segundo diversas fontes, em seus primeiros anos poderia chegar perto dos US$ 100 bilhões anuais. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/08122010/40/mundo-ue-mercosul-seguem-afinando-propostas.html

Comentários desativados em UE e Mercosul seguem afinando propostas e confiam em acordo para 2011

%d blogueiros gostam disto: