Clipping de Relações Internacionais

Espanha decreta estado de alerta por caos em aeroportos

Posted in Ciência & Tecnologia, Europa by Nejme Joma on 04/12/2010

Espanha – Estadão – 04/12/2010.

O governo espanhol decretou neste sábado estado de alerta (primeiro nível do estado de emergência) no país, devido à greve dos controladores de tráfego aéreo que causou o fechamento de quase todo o espaço aéreo do país e afetou milhares de passageiros às vésperas de um feriado prolongado.

Com o estado de alerta decretado, os controladores são obrigados a voltar ao trabalho, sob o risco de serem indiciados por crime passível de prisão, disse o vice-primeiro-ministro Alfredo Perez Rubalcaba.

A Espanha tem feriados nacionais na segunda e na quarta-feira.

A Iberia, maior companhia aérea da Espanha, cancelou todos os seus voos no país até o domingo (5) de manhã. Air France, KLM, Thai e outras empresas aéreas também cancelaram seus voos em Madri até o domingo.

Os controladores abandonaram seus postos na sexta-feira à noite, em meio a uma arrastada negociação por melhores condições de trabalho, e após o primeiro-ministro Jose Luiz Rodriguez Zapatero e seus ministros terem aprovado um pacote de medidas de austeridade – entre elas planos para a privatização parcial de aeroportos.

Os militares espanhóis assumiram na sexta-feira as torres de controle do tráfego aéreo no país, mas os soldados não são treinados para operar equipamento de aeroportos civis. Eles estão lá apenas para dar ordens aos poucos controladores que apareceram para trabalhar.

A estatal Aena, que cuida dos aeroportos do país, pediu aos passageiros com voos marcados para este sábado que não se dirijam aos aeroportos, a menos que sejam orientados pelas empresas aéreas a fazer isso. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/04122010/25/mundo-espanha-decreta-alerta-caos-aeroportos.html

Comentários desativados em Espanha decreta estado de alerta por caos em aeroportos

%d blogueiros gostam disto: