Clipping de Relações Internacionais

PIB revisado da zona do euro aponta alta de 0,4%

Posted in Economia, Comércio & Finanças, Europa by Nejme Joma on 02/12/2010

Europa – Estadão – 02/11/2010.

A economia da zona do euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre, informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat). Em relação ao terceiro trimestre de 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) dos 16 países que utilizam o euro como moeda cresceu 1,9%. A divulgação de hoje representa a primeira revisão dos números. As variações não se alteraram em relação à prévia divulgada em 12 de novembro, como era previsto pelos economistas.

A variação anual do segundo trimestre foi, porém, revisada para expansão de 2%, ante o crescimento de 1,9% estimado anteriormente. Em relação ao primeiro trimestre, a economia da zona do euro cresceu 1% no segundo trimestre.

Os números do terceiro trimestre mostraram que, apesar do aumento trimestral nos gastos dos cidadãos e dos governos, a Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos) se estagnou, após alta de 1,7% no segundo trimestre. A falta de investimento deve alimentar preocupações sobre o fortalecimento da recuperação econômica.

Os gastos com consumo dos europeus cresceram 0,3% no terceiro trimestre, após alta de 0,2% no segundo trimestre, enquanto os gastos dos governos aumentaram 0,4%, após elevação de 0,1%. As transações comerciais líquidas também contribuíram para o crescimento no terceiro trimestre, com a expansão de 1,9% das exportações superando a alta de 1,7% das importações.

Países

Os números mostraram ainda que o crescimento na Alemanha foi de 0,7% no terceiro trimestre, ante expansão de 2,3% no segundo trimestre. Na França, houve crescimento de 0,4% no terceiro trimestre, ante alta de 0,7% no segundo trimestre. Já a Itália cresceu apenas 0,2% no terceiro trimestre, após expansão de 0,5% no segundo trimestre. A Espanha, por sua vez, não cresceu no último trimestre, após registrar expansão de 0,3% no período anterior. A Grécia apresentou contração de 1,1% no terceiro trimestre. As informações são da Dow Jones.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/02122010/25/economia-pib-revisado-da-zona-euro.html

Comentários desativados em PIB revisado da zona do euro aponta alta de 0,4%

%d blogueiros gostam disto: