Clipping de Relações Internacionais

Lula diz que ocupar as favelas é o começo de uma guerra

Posted in Américas, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 29/11/2010

Rio de Janeiro, 29 nov (EFE).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que a ocupação policial do conjunto de favelas do Complexo do Alemão é apenas o começo de uma guerra contra o crime organizado, que será vencida pelo Estado.

“Acho que a operação está sendo um sucesso. Nós não sabemos ainda se todos os bandidos fugiram, se há muitos lá dentro, se estão escondidos. De qualquer forma, nós demos o primeiro passo – entramos dentro do Complexo do Alemão”, disse o líder em seu programa semanal de rádio.

A ocupação do conjunto de favelas por 2.700 policiais e militares permitiu ao Estado tomar o controle de um dos grandes redutos do tráfico de drogas, bem como prender cerca de 20 supostos bandidos e confiscar 50 fuzis e 40 toneladas de maconha.

A operação bem-sucedida, que deixou apenas três mortos e nenhuma vítima entre policiais e civis, surpreendeu pela falta de resistência dos bandidos. Ainda há dúvidas sobre o paradeiro dos cerca de 600 traficantes armados que se estima que estavam no Complexo do Alemão.

A mensagem que o presidente deixa à população é de “otimismo e esperança”.

Lula disse que, independentemente da operação, já tinha previsto visitar o Complexo do Alemão nos próximos dias para inaugurar parte das obras que o Governo constrói na região, mas que agora o fará com mais prazer.

Reiterou que o Governo Federal está disposto a fazer todo o necessário para ajudar o Governo do Rio de Janeiro a derrotar o tráfico de drogas no estado.

Lula lembrou que, desde segunda-feira passada, quando o governador do Rio, Sérgio Cabral, solicitou ajuda para combater os criminosos, anunciou a intenção do Governo Federal de ajudar em todo o possível o combate à criminalidade.

Nas operações dos dois últimos dias também participaram 800 soldados do Exército, três helicópteros blindados da Força Aérea e quase duas dezenas de blindados do Exército e da Marinha. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/29112010/40/mundo-lula-diz-ocupar-favelas-comeco.html

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Lula diz que ocupar as favelas é o começo de uma guerra

%d blogueiros gostam disto: