Clipping de Relações Internacionais

Itália minimiza importância de ação do WikiLeaks

Posted in Europa, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 29/11/2010

Roma, 29 nov (EFE).

O ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, pediu que não seja dada excessiva importância aos cabos diplomáticos americanos publicados pelo site WikiLeaks, em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal “Corriere della Sera”.

“São informações que tinham de permanecer secretas. Provavelmente sua publicação é ilegal, mas, ao fim, parecem sair de uma revista de fofocas”, disse La Russa.

Ao comentar os documentos publicados pelo WikiLeaks em que se define o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, como ‘porta-voz’ na Europa de seu homólogo russo, Vladimir Putin, o ministro da Defesa ressaltou que o que conta é que as relações entre Itália e Estados Unidos “são ótimas”.

Para ele, o WikiLeaks não deveria se pronunciar sobre a aproximação entre o Governo italiano e o russo, até porque, segundo ele, Berlusconi defende o “direito da Rússia de ser ouvida”.

O ministro também qualificou de “banais” e “ridículos” outros dos documentos secretos da diplomacia americana em que se diz que “Berlusconi aparece cansado demais porque vai dormir tarde” ou se fala de suas “festas selvagens”.

No entanto, La Russa indicou que essas publicações obrigarão “a mudar o sistema de relações diplomáticas, e os diplomatas terão de ser mais cuidadosos, reflexivos e prudentes em seus relatórios”.

Berlusconi ainda não se manifestou sobre o assunto. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/29112010/40/mundo-italia-minimiza-importancia-acao-wikileaks.html

Comentários desativados em Itália minimiza importância de ação do WikiLeaks

%d blogueiros gostam disto: