Clipping de Relações Internacionais

Irã simula ataque aéreo contra instalações nucleares

Teerã, 20 nov (EFE).

As forças de segurança iranianas concluíram neste sábado cinco dias de atividades de defesa antiaérea com um exercício destinado a repelir um hipotético ataque de aviões não-tripulados contra suas instalações nucleares.

Neste último dia de manobras, voltaram a ser testadas as baterias antiaéreas de fabricação russa S-200, que o Irã diz ter adaptado para que funcionem como as S-300 compradas em 2005, mas cuja entrega foi vetada por Moscou devido às sanções impostas a Teerã pelo Conselho de Segurança da ONU.

“Desenvolvemos o sistema melhorando os S-200 e o testamos com sucesso, utilizando todo o potencial e a experiência da Guarda Revolucionária, Exército e Ministério da Defesa”, explicou neste sábado à televisão estatal o brigadeiro Mohammad Hassan Mansourian, da Força Aérea iraniana.

O Irã já havia anunciado na quarta-feira passada que tinha testado “com sucesso” uma versão própria das baterias S-300, consideradas muito mais potentes que os sistemas antiaéreos Tor M-1, comprados pela República Islâmica há alguns anos.

O anúncio levantou suspeitas dos analistas militares internacionais, que consideram este tipo de arma muito difícil de ser combatida devido à complexidade de seus sistemas, capazes de detectar e destruir mísseis balísticos.

Mansourian afirmou também que, neste quinto e último dia de exercícios militares, “a defesa iraniana conseguiu destruir dezenas de aviões não-tripulados inimigos usando mísseis balísticos de curto alcance e artilharia”.

Segundo ele, a defesa iraniana “também interceptou cerca de 30 aviões de guerra inimigos e os obrigou a fugir”.

A Guarda Revolucionária iraniana, junto a forças regulares do Exército e voluntários islâmicos, iniciaram na terça-feira passada uma série de manobras militares para comprovar sua capacidade de defesa antiaérea.

O Irã está submetido desde a década de 1980 a um embargo de armas, que no entanto não o impediu de desenvolver uma potente indústria bélica nacional. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/20112010/40/mundo-ira-simula-ataque-aereo-instalacoes.html

Comentários desativados em Irã simula ataque aéreo contra instalações nucleares

%d blogueiros gostam disto: